Em Barreirinha, criadores recebem mais de 70 toneladas de suplemento alimentar para gado e búfalo

O suplemento entregue pelo Governo do Amazonas vai amenizar impactos deixados pela enchente

Suplemento Alimentar sendo transportado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou para criadores afetados pela cheia dos rios, nesta quinta-feira (04/11), em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), farelo de soja e sal mineral (Phos 40) para bovídeos (gado e búfalo). O município é o último de 12 municípios a receber os insumos, com o objetivo de garantir a geração de renda e segurança alimentar para esses agropecuaristas. A ação aconteceu na quadra paroquial da Igreja Matriz do município.

O suplemento alimentar animal (farelo de soja e sal mineral), foi entregue a 116 agropecuaristas de regiões de várzea do Amazonas, atingidos pela cheia no estado. Os impactos desse fenômeno causam a falta de pastagem adequada para os animais, prejudicando o seu desenvolvimento.  Foram distribuídos 1.160 sacos de farelo de soja e 464 sacos de sal mineral.

O gerente local da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Eder Beltrão, destacou a importância dessa ação para os produtores do município, a fim de reparar as perdas econômicas provenientes da criação de bovídeos, dos pecuaristas locais e incentivar a continuidade da criação.

“Essa ação do Governo do Estado, por meio de todo o Sistema Sepror, é de suma importância para o produtor, pois repara também um pouco das perdas econômicas dos nossos produtores que foram muito afetados por conta da grande cheia, pois perdemos a pastagem e consequentemente, tivemos a perda da produção de animais, perda de peso do gado”, disse o gerente da Adaf.

Para o agropecuarista Inaldo dos Santos, essa ação vem incentivar o produto. “Prestar ajuda nessas circunstâncias do clima, também da pandemia e a grande cheia histórica, é fundamental para nós produtores continuarmos a produzir e diminuir o nosso custo, então nós nos sentimos amparados pelo Governo do Estado do Amazonas, onde é muito bem-vinda essa ajuda”, explicou Inaldo.

Evento de entrega do suplemento alimentar

Evento de entrega do suplemento alimentar.Os pecuaristas do município foram selecionados a partir de levantamentos feitos em um cruzamento do banco de dados da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Barreirinha, Ronan Barbosa, e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Municípios beneficiados – São 12 municípios beneficiados pela ação: Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Parintins, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz / Deyserreen Costa.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email